segunda-feira, 13 de abril de 2015

Entendendo a Batalha Espiritual - Parte 01




(II Corintios 4:3-6) - Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.


(I Corintios 15:24-25) - Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.



(II Timóteo 2:1-5) - TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.


Conhecendo a Batalha Espiritual

Segundo o dicionário da língua portuguesa, uma batalha é um episódio bélico no qual duas nações ou dois grupos rivais se enfrentam, às vezes em disputas por terras ou por interesses.
No caso de um batalha espiritual é um confronto, uma luta onde o maior interesse são as vidas de todos os seres humanos.
Assim como as guerras são planejadas antes mesmo do embate, satanás e os seus demônios planejam todo tipo de malignidade para afligir e destruir as vidas.
As batalhas espirituais estão sendo travadas em todo o tempo, não são anunciadas em um jornal e nem em uma TV, mas são tão reais e influenciam tanto como as maiores guerras da nossa história.
Há uma guerra sendo travada nas regiões celestiais, entre anjos de Deus e demônios.
Nos últimos dias Deus está despertando uma igreja apostólica que se move através do seu Espirito e que se levanta para determinar através da conquista de Jesus Cristo, que o Reino de Deus já é chegado ao mundo.
Nosso maior adversário é o diabo, é contra ele que a igreja terá que lutar para ganhar terreno para o Senhor nessa grade batalha.
Embora essa guerra já estava com o seu último capítulo escrito, com Cristo e a sua noiva vencedora, estaremos nessa batalha enquanto o grande dia não chegar.
O inimigo começou a sua rebelião nos céus e ainda hoje manifesta toda a sua revolta contra Deus e os seu princípios na terra.
Nossa missão é batalhar contra as forças das trevas e implantar o Reino de Deus nessa terra.
Para lutar contra um inimigo invisível não é possível armas naturais. Nós temos que nos apropriar das armas espirituais dispostas na palavra de Deus e impedir as ações das trevas nos países, estados, cidades, bairros, casas e pessoas.

A palavra de Deus nos fala sobre essa batalha:

(Efésios 6:12) - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.


Sabedoria e Dependência

Antes de entrarmos na Batalha espiritual temos que entender que satanás é um inimigo antigo e muito traiçoeiro.
Jesus disse a seus discípulos:

(Mateus 10:16) - Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Um caminho perigoso é entrar em uma batalha cego pela presunção. O cuidado é a essência da vitória.
Para entrar em uma batalha espiritual, temos que reconhecer que não sabemos tudo, por isso temos que sermos ousados, mas nunca relaxados em nossa vida de comunhão e oração.


O Reino de Deus e o reino das trevas

(Gênesis 1:26-28) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Deus soprou o seu próprio Espírito sobre o homem e através dele estabeleceria o seu reino e domínio sobre a terra.
Em suma, Deus iria reinar nesse mundo físico habitando por meio de um homem espiritual.
O Homem como um ser espiritual tinha um relacionamento intimo com o seu criador. Satanás porém vendo esse relacionamento entre Deus e o homem percebeu que, se o homem procriasse e enchesse a terra, o príncipe das trevas teria problemas em manter o seu domínio maligno. Mas, se ele infiltrasse na base, que é o casal, então poderia distorcer o plano de Deus em implantar seu Reino na Terra.
Satanás sempre distorce o que é de Deus.
Quando o homem caiu o domínio da terra que estava diretamente delegada ao homem foi transferido nas mãos de Satanás, que à partir de então, passou a governar e estabelecer o seu próprio reino sobre a terra.

(Mateus 11:12) - E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.

“Apoderam dele” (do grego harpazein = apanhar, agarrar, arrebatar).

Jesus veio para implantar o seu Reino num lugar que foi criado por seu Pai, e entregue aos homens, mas dominado por meios ilícitos por satanás.
Estabeleceu-se aí uma luta, declarada em Gênesis 3:15, explodida com a vinda de
Jesus à terra e que só terminará quando Jesus entregar o Reino ao Pai, conforme registrado em I Coríntios 15:24-25:

(I Corintios 15:24) - Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.

(I Corintios 15:25) - Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.



A Batalha dos Reinos - Mateus 4:1-11

Na verdade, não existem dois reinos em guerra, mas apenas um Reino, com apenas um Rei. Os demais estão em estado de rebelião, mas já têm a condenação decretada pelo Rei. Jesus disse:

(Mateus 12:28) -  Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.

Jesus veio enfrentar essa batalha e para estabelecer na terra o Reino de Deus.


(I João 3:8) -  Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.


Por: Pr. Jefferson Camargo


2 comentários:

  1. Olá, Pessoal. Estou postando uma série de vídeos sobre 'Batalha Espiritual''. Para isso começo explicando algumas coisas sobre oração, sobre anjos, e ferramentas espirituais que Deus tem nos dado. O primeiro vídeo fala sobre Anjos.

    ANJOS existem e são muitos reais. Tenho algumas experiencias interessante com eles e fiz um vídeo explicando algumas coisas sobre eles, na ótica Bíblica. Assisti lá, bju bju.

    https://www.youtube.com/watch?v=BUH-hGQX4mc

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pessoal. Estou postando uma série de vídeos sobre 'Batalha Espiritual''. Para isso começo explicando algumas coisas sobre oração, sobre anjos, e ferramentas espirituais que Deus tem nos dado. O primeiro vídeo fala sobre Anjos.

    ANJOS existem e são muitos reais. Tenho algumas experiencias interessante com eles e fiz um vídeo explicando algumas coisas sobre eles, na ótica Bíblica. Assisti lá, bju bju.

    https://www.youtube.com/watch?v=BUH-hGQX4mc

    ResponderExcluir