terça-feira, 14 de abril de 2015

Entendendo a Batalha Espiritual - Parte 02



Para vencermos uma batalha é fundamental conhecermos a realidade em que estamos envolvidos.


- Existem 03 Níveis de guerra espiritual:

Vivemos em uma realidade física, mas que não é só física é também espiritual. A minha essência é espiritual.
As batalhas espirituais serão travadas a nível solo, a nível do ocultismo e a nível estratégico.

1) Guerra Espiritual em Nível de Solo:

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Mc. 16:17-18

Este nível de batalha está associado ao confronto corpo a corpo. É o ministério que chamamos de Libertação; é o mais “comum”; é o que mais vemos no nosso dia-a-dia. Em Marcos 16:17-18, Jesus deu esta missão aos seus discípulos.
Este é o primeiro confronto real com as obras das trevas.
Deus tem levantado muitos ministérios de libertação.

2) Guerra Espiritual em Nível de Ocultismo

Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; e estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência. 2 Co. 10:3-6

O Apóstolo Paulo fala que nossa luta não é segundo a carne e que as armas que
temos para lutar também não o são, porque as fortalezas contra as quais lutamos
são: Raciocínios, que quer dizer sofismas. E sofisma quer dizer: argumento falso, fruto da imaginação, da lógica humana, da sabedoria humana.
Agem através de maldições hereditárias, consagrações satânicas, sociedades secretas, seitas orientais, bruxaria, satanismo e a nova era.
A estratégia nesse Nível é bem sofisticada e utiliza-se de livros, cursos, seminários, alimentos, objetos, etc.


- Destruindo Fortalezas, Conselhos e Altivez

- Fortalezas: Trazem bloqueio a revelação. Esse tipo de bloqueio ou de fortaleza pode ser transferida de geração a geração.
Quando uma pessoa é exposta a palavra de Deus, esta exposição pode causar conflitos na sua mente.
Essa fortaleza precisa ser destruída para que a revelação possa ser aceita.
Para um evangelismo, seja em uma igreja ou até corpo a corpo, o ideal é que se ore antes quebrando as fortalezas das pessoas das quais serão expostas a luz da Palavra de Deus.
Onde encontramos uma fortaleza estabelecida, logo haverá o confronto ou a objeção da mensagem pregada.
Elas são colocadas através das falsas religiões. Geralmente pessoas que as tem dizem: Sou dessa religião, meus pais também eram e vou morrer nessa religião.
As fortalezas também podem ser: incredulidade, amor esfriado, medo, orgulho, falta de perdão, luxuria, ganância, entre outros pecados.
É necessário que provoquemos uma renovação na mente nas pessoas. 

- Sofismas ou Conselhos / Argumentos= Raciocínio capcioso, feito com intenção de enganar. Argumento ou raciocínio falso, com alguma aparência de verdade. Dolo, engano, logro.
Toda vez que a revelação é liberada, cálculos são feitos para impedir a revelação.
Age nas pessoas geralmente dizendo: “Eu não aprendi assim, não é bem assim.” 

- Altivez: Subsoma= Lugar elevado, lugar alto. Está ligada ao orgulho, a altivez.
Estão em pessoas que pensam possuir a verdade absoluta e se encontram fechadas nelas mesmas. Está ligado aos cativeiros espirituais.
As pessoas dizem: “É assim e pronto.”  “Eu sei tudo.”


- Toda revelação traz transformação

(Romanos 12:2) -  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
O arrependimento precede a libertação

A destruição das fortalezas começa com o arrependimento. Sem arrependimento, a pessoa volta a prática do pecado se expondo novamente a invasão do mesmo espírito que a dominava.
Exceto em caso de aflições físicas, não é prudente ministrar libertação a ninguém que ainda não tenha confessado Jesus Cristo com o seu Senhor e Salvador.



3) Guerra Espiritual em Nível Estratégico

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Ef. 6:12

Nesse Nível a luta é contra Principados, Potestades, Príncipes do Mundo que dominam sobre regiões geográficas. O Nível Estratégico é a guerra frontal contra altas hierarquias satânicas.
Agem gerando acidentes, violências físicas, degeneração moral, violências sexuais, pobreza, doenças, distúrbios, revoltas/rebeliões, sectarismo/racismo, guerras e rumores, suicídios, domínio de autoridades, etc.
Para que haja operação satânica nesse Nível, o inimigo estabelece bases legais através da prática do pecado.
Este confronto se dá através da igreja e do estabelecimento do Reino de Deus.


- Existem 3 regiões celestiais que estão diretamente envolvidos na batalha.

(Efésios 4:10) - Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

(II Coríntios 12:2) - Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.

Paulo fala sobre um homem que ele conheceu que havia sido arrebatado ao terceiro céu.
 A Bíblia não fala somente de um céu, mas todos os céus:

1º Céu: Céu Atmosférico
Nível Terreno, 1º nível da batalha. Está associado a mente, a vontade, as emoções.
A realidade que estamos inseridos é a realidade do 1º céu.

2º Céu: Céu Espiritual
Está associado ao mundo espiritual onde satanás e seus demônios atuam. Se não tivermos revelação da parte de Deus, não conseguimos visualizá-lo.
Deus pode nos dar visão de anjos, mas aquele que tem visão de anjos, poderá também ter visões de demônios. Quando Deus abre a visão espiritual de alguém, ele tem um propósito e um objetivo específico. Não é todo tempo, toda hora.

3º Céu: Céus de Deus
João no livro do Apocalipse 4, diz que ele foi levado até o 3º céu. Lá se encontram: Anjos, Serafins, Querubins, Arcanjos, seres viventes, 24 anciões, todos os santos. Lá vive Deus Pai e Deus Filho. O Espírito Santo de Deus se encontra na terra desde que Jesus subiu aos céus.


Por: Pr. Jefferson Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário